quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Galante Aventureiro - A Última Fronteira -



O GALANTE AVENTUREIRO -A ÚLTIMA FRONTEIRA - 1940 -

Em 1940, Gary e Walter Brennan estrelam o faroeste " O Galante Aventureiro- Título Original The Westerner-dirigido pelo Diretor William Wyler. Poderíamos dizer que Gary Cooper além de ser o excelente ator que conhecemos também foi modesto neste filme pois cedeu ao amigo Walter Brennan espaço para atuar e mostrar seu talento,o que lhe valeu um OSCAR de ator coadjuvante. Assim, Gary Cooper cimentou a sua reputação como um ícone dos faroestes.
Cole Hardin ( Gary Cooper) é um cavaleiro errante, sensível e gentil que encontra-se envolvido numa disputa entre pecuaristas e agricultores sobre os direitos da terra, inspirado por um egomaníaco e indiscutivelmente líder psicótico, o famoso "Juiz" Roy Bean. A História se passa logo após a Guerra Civil nos EUA, quando ocorre a louca corrida às terras do Oeste. No Texas, Walter Brennan é Roy Bean , proprietário de bar, que comandando um grupo de vaqueiros, e se outorga como "JUIZ" local. O Juiz Roy Bean então fica extremanente irritado porque famílias na região para se protegerem demarcaram suas terras com arame farpado, dedicando-se ao cultivo agrícola. A trama gira em torno dos conflitos entre criadores de gado e agricultores, por volta de 1884, quando da corrida de colonos rumo ao Oeste. A história se passa no Texas, tendo como principais personagens um criminoso disfarçado de juiz, dominando os criadores de gado, e um um forasteiro que chega ao local e tenta trazer a harmonia entre os dois grupos. Provavelmente não muito, historicamente fiel e muitas vezes irritantemente coerente com as convenções de Hollywood, este filme tem um atributo que (para além da sua reputação geral) ganha um lugar na história do faroeste, pelo desempenho de Walter Brennan como Roy Bean. Geralmente gentil, em seus filmes posteriores, Brennan é realmente muito ameaçador aqui, especialmente quando seu rosto fica sem expressão e sua voz assume uma espécie de calma enganadora. Ele dá a impressão de um homem que não tem noção do valor da vida humana, qualquer que seja, elevando sua obsessão pueril com a atriz Lily Langtry (representado por Lilian Bond) acima de qualquer consideração de justiça e de verdade com sua pretensão de um tribunal para o exercício da tirania . O linchamento indiferente de um homem no início prepara o palco para tudo o que se segue, embora se pretenda que o personagem Cole (Gary Cooper) sinta raiva sincera com tal atrocidade no começo da história. Na verdade o filme todo, por vezes, parece obscenamente ligh considerando a violência da ação e do roteiro. Se isto tivesse sido feito 25 anos depois, teria sido um filme muito mais sombrio e mais consistente, aí reside a mão firme de um diretor (Willian Wyler), que usava a sutileza para moldar seus filmes. Este filme esta na minha lista dos filmes de Gary que sempre vejo, penso que nenhum outro gênero esteve mais perto das raízes históricas americanas como o western, o cinema americano por excelência, e que GARY COOPER foi um dos ícones deste gênero que mais traduziram esta realidade no cinema.
A direção de Willian Wyler é perfeita, mostra um drama vivido no lendário Oeste americano com ótimas cenas de ação, destacando-se as cenas do incêndio nas terras dos agricultores.Wyler foi auxiliado por um roteiro bem feito, pela bela fotografia de Gregg Toland e pelas excelentes atuações de Gary Cooper e Walter Brennan, principalmente deste último, que rouba quase todas as cenas das quais participa. As sua interação com Gary Cooper tem momentos hilariantes. Eu gosto especialmente da cena em que Cooper acorda de uma noite de bebedeira com o juiz Roy Bean.


Cenas do filme O Galante Aventureiro




7 comentários:

  1. Olá! Adorei seu blog, muito criativo! Também tenho um blog sobre cinema e gostaria que vc desse uma olhada. O endereço é: http://www.criticaretro.blogspot.com/ Passe por lá! Lê ^_^

    ResponderExcluir
  2. Amiga, só agora descobri o seu blog...
    Venha participar do nosso novo teste cinematográfico. Katharine Hepburn é o tema.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  3. Olá Siby, vim conhecer o seu blog!
    Adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oii, cadê as fotos dos seus peludinhos aqui? Quero conhecê-los, principalmente a Nani....rsrsrs....o arranhador caseiro realmente foi uma ótima idéia e custou baratinho, valeu a pena, e agora vou comprar mais corda para renová-lo....qq dúvida avisa...brigada pela visita no meu blog, volte sempre!
    Bjinhaaus
    Wayne

    ResponderExcluir
  5. Oi, já que gosta de filmes, vim convidá-la a conhecer o Cine. Abração!

    ResponderExcluir
  6. Gary Cooper é para sempre,
    mas o blogue precisa atualizar.

    ResponderExcluir
  7. Hace tiempo quiero ver esa película.
    saludos
    David
    http://observandocine.com/

    ResponderExcluir