sábado, 11 de janeiro de 2014

                               

GARY COOPER__  Alguém para se amar eternamente.

Vamos falar o que é verdade,  não houve cowboy  mais bonito do que Gary Cooper. John Wayne teve o sorriso de escárnio, e Gene Autry tinha a voz, mas ninguém era tão apaixonante como Cooper.  Em seus primeiros filmes, ele era  puro glamour em um cavalo: os olhos alinhados, com o rosto aveludado, e de alguma forma sentia-se em casa em cima de uma cela. - em parte, porque ao contrário de tantos  da cidade que viraram vaqueiros ele cresceu em Montana. Durante seus 30 anos em Hollywood, ele iria atuar em muitas  variações como cowboy - o cowboy vai para a guerra, o vaqueiro vai para a cidade - Mas em cada atuação, ele não só ganhou a garota, mas  ganhou a "todas". Ao contrário de outras estrelas maiores, que permitiram e até mesmo deleitaram-se com a oportunidade de jogar contra o tipo, Cooper manteve as coisas simples. Ele foi versátil  sobre o mesmo personagem, mas seu jeito de ser, sua moral permaneceu constante: " Apenas para me tornar o herói ", como ele uma vez disse a um roteirista tentando ajustar seu caráter.



 Cooper tornou-se um herói para muitos, assim como ele desenvolveu uma reputação como um dos mais notórios galanteadores em Hollywood. Ele tinha uma forte concorrência - Clark Gable, Spencer Tracy, a lista é longa - mas Cooper pode ou não ter dormido com cada uma de suas parceiras de filmes. Não importa sua idade,  ele era insaciável, antes e durante seu casamento. Como conciliar a sua moral de justiça nas telas com o seu jeito mulherengo fora das telas? Esse foi o trabalho dos agentes , revistas de fofocas, e do sistema de estúdio em geral, o que garantiu que Cooper nunca fosse pego, nunca denunciado e tido como um  paradigma de valores norte-americano. 
Voltando ao GAROTO DE MONTANA , Cooper nasceu Frank James Cooper em Helena- Montana, em 1901. Seus pais eram imigrantes recentes da Inglaterra, e depois de nove anos voltou para casa para uma temporada prolongada na sua pátria que coincidiu com a maior parte da Primeira Guerra Mundial. Sua família voltou para Montana em 1918, e Cooper foi matriculado em Grinnell College, para estudar agricultura. Helena é a capital de Montana, o que a torna um grande negócio em um grande estado com poucas pessoas. O pai de Cooper deixou de ser um agricultor e de ser um advogado para ser um juiz da corte suprema, o que demonstra o tipo de mobilidade ascendente que agora parece uma relíquia distinta do século 20. Cooper andava a cavalo e tinha maneiras impecáveis​​, o que significava que ele não tinha nenhum dos problemas normalmente associados com a "classe baixa", como foi o caso de Clara Bown. Imagino-o como o personagem de Brad Pitt no início do filme " A River Runs Through It" -Nada É Para Sempre - 1992, cheio de potencial, arrogância, e ombros dourados pelo sol. 

De fato, sua infância em MONTANA, não importa os anos em que passou na Inglaterra, moldou o Cooper que conhecemos. Ele mesmo em uma matéria da revista " Photoplay" teria escrito sobre sua natural educação "não urbana", em seu rancho em Montana. "... De noite, deitado silenciosamente em meu beliche, posso sintonizar meus ouvidos para todos os sons que a escuridão . A nota triste e fraca  do mergulhão, ao longe. O murmúrio do riacho, o tamborilar suave de esquilos e como eles furtivamente vem acariciar a porta, em busca de alimentos." 

    


Nenhuma estrela melhor encarna a mudança nos valores e masculinidade que norteou a sociedade americana a partir da década de 20 através dos anos 50 como ele.  Ele atuou como era importante ser  para milhões de pessoas, e esse ato fez dele uma estrela além da medida.
E, independentemente de seu mulherengo, independentemente do árduo trabalho de departamentos de publicidade de seu estúdio, havia algo melancólico, quase infantil, talvez até inocente sobre Cooper. Você vê isso na maneira como ele fala sobre si mesmo, e você vê isso  nas milhares de fotos que hoje podemos ver espalhadas pela internet.. Sua imagem pode ter sido um produto de manipulação, mas nenhum homem poderia jogar tão convincente e infalivelmente um certo tipo de homem nas telas sem existir uma semente desses personagens profundos em si mesmo. 
Gary foi e é de uma essência divina que não se encontra mais neste mundo,e por isso podemos perdoar todos os erros que porventura possa ter cometido.
Gary, sempre , eternamente em nossos corações.

════════◄ೋೋ►════════◄ೋೋ►═════════


3 comentários:

  1. Não poderia deixar de seguir este blog! Amei!

    ResponderExcluir
  2. http://memoria-tv-cinema.lojaintegrada.com.br/dvds-e-fitas-raras-de-programas-antigos-da-tv-etc


    https://www.facebook.com/Memoria-TV-Cinema-915112058525444/

    contato (PEÇA CATALOGO ILUSTRADO) magobardo@yahoo.com

    filmes nacionais como O CARA DE FOGO, QUELÉ DO PAJEÚ, RITMO JOVEM (Marcio Greick) GREGORIO 38, ESQUERDINHA O BRAÇO FORTE DA LEI.. E MUITOS OUTROS rarissimos ;NOVELAS RARAS COMO DE CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, PECADO CAPITAL,CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...E MUIIITO MAIS (Programas da TV,auditorio,humor,MPB etc..)SITIO DO PICA-PAU AMARELO, MALHAÇÃO, Ficção rara como "TURISTA ESPACIAL".. PERRY RHODAN legendado ;serie como CENTENNIAL LEGENDADA, ...;desenhos como BRUCUTU, PINÓQUIO, JEM E AS HOLOGRAMAS, JORNADA NAS ESTRELAS, PINOQUIO JAPONES, dublados...
    FILMES e series (desde 1940) ,fora-de-catalogo,todos os generos.. Dublagens antigas (AiC-SP, CineCastro,BKS, DublaSom..)

    JOSE CARLOS NEVES - MESTRE HONORIS CAUSA ARTES MARCIAIS , BODYBUILDER, PERSONAL TRAINER...(VEJA MEU PERFIL)

    ResponderExcluir
  3. FILM NOIR - https://www.facebook.com/Filmes-NOIR-policiais-994384023972371/?skip_nax_wizard=true
    https://www.facebook.com/Inspetor-Maigret-1039871932773907/

    ResponderExcluir